Ou, pode utilizar a educação para reduzir o gap presente nos profissionais da empresa. A tecnologia está sempre em evolução e isso inclui as ferramentas para o desenvolvimento web. Por isso, é importante pesquisar sobre as novas tendências para conhecer as novidades da área, além de estudar com mais profundidade as que mais fizerem sentido para a sua carreira.
Melhoria de indicadores de RH
- Por exemplo, quando a empresa qualifica para destravar o andamento de um processo, conter desperdícios de recursos, reorganizar o estoque, integrar um profissional à equipe, implementar um novo software etc.
- Caso ainda tenha dúvidas sobre qual área seguir ou quais habilidades aprender primeiro, busque por uma pessoa experiente no desenvolvimento web.
- Também chamados blended, os cursos híbridos mesclam aulas presenciais com EAD.
- Isso permite que pessoas expertas, porém, não técnicas, possam automatizar processos utilizando um design visual ou linguagem de processamento natural.
Para eles, é muito importante oferecer diferentes treinamentos técnicos e comportamentais, atentando-se ao plano de carreira de cada um para iniciativas mais específicas que atendam à necessidade de ambas as partes. Por mais que os treinamentos para os colaboradores possam ser pensados e realizados em massa, o desenvolvimento de cada um deve ser avaliado com um pouco mais de parcimônia. Sendo assim, trata-se de um nível que precisa se manter tecnicamente fortalecido, com treinamentos e cursos de especialização, ao mesmo tempo em que precisam saber lidar com seus pares dentro e fora do time.
Expansão do conhecimento
De acordo com a revista Forbes, cerca de um terço dos profissionais procuram por novas oportunidades de trabalho quando percebem que os empregadores não investem em capacitação. Portanto, características como trabalho em equipe, integração, debates, entre outras, devem ser reforçadas. https://temlondrina.com.br/tecnologia/alem-das-linguagens-de-programacao-criatividade-e-exigencia-no-desenvolvimento-web/ Esse conceito engloba uma abordagem sistemática que tem origem em ideias sobreo ser humano, organização e ambiente e é categorizado nas ciências comportamentais da administração. Temos uma Planilha de levantamento de necessidades de treinamento para auxiliá-lo nessa tarefa.
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
Como a maior parte das empresas levará algum tempo para incorporar o setor de P&D em sua rotina, é comum adotar um ciclo inicial focado no primeiro conjunto de métricas, as de inovação. Defina interfaces para a comunicação entre os setores, permitindo trocas rápidas de informações e contribuição entre os times. Evite conflitos e ineficiências, esclarecendo quais as responsabilidades e limites de cada setor antes que a P&D entre em operação. Não adianta ter profissionais criando projetos inovadores, se o resto da empresa não aceita ou nem sequer conhece as novas ideias. A estrutura mais adequada pode variar, a depender do nível em que a empresa se encontra. Uma startup nos primeiros meses de vida será quase um setor de P&D em si mesma, pois todos estão buscando a melhor forma de fazer as coisas.
Por exemplo, quando a empresa qualifica para destravar o andamento de um processo, conter desperdícios de recursos, reorganizar o estoque, integrar um profissional à equipe, implementar um novo software etc. Assim, quando pensamos em melhorar turnover, assiduidade, clima organizacional e produtividade ou, até mesmo, indicadores de outros setores, como custos e vendas, podemos facilmente encontrar a necessidade de T&D. Atua em paralelo ao plano de carreira, ou seja, o RH precisa identificar quais são as necessidades para que as pessoas consigam sair dos níveis menores para cargos e salários mais altos.
Contudo, esse é um tipo de investimento que proporciona um retorno bastante significativo para o desenvolvimento do negócio. Além de trazer uma série de vantagens e benefícios, que serão citados a seguir, os investimentos em treinamento e desenvolvimento promovem uma evolução perene para a empresa. Dessa forma, gestores podem receber treinamentos específicos que os ajudem a acompanhar melhor os processos, delegar tarefas e transmitir ordens com clareza. Os colaboradores, por sua vez, podem ser treinados para potencializar suas competências e desenvolvê-las melhor. Além disso, todo o conhecimento técnico e comportamental adquirido pelos profissionais contribuem para o aumento na senioridade dos times, trazendo ainda mais benefícios de médio e longo prazos.
Desenvolvimento Humano Organizacional
Treinamentos não precisam ser caros, há opções gratuitas on-line que podem ser utilizadas para estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores. O líder precisa entender que uma curva de aprendizado está envolvida em todas as tentativas de aplicar o treinamento no trabalho. A pessoa que participou do treinamento precisa de tempo curso de desenvolvimento web para que as novas ideias, habilidades ou pensamentos sejam absorvidos ou assimilados e conectados ao que eles já sabem e acreditam. Por isso, estabelecer e acompanhar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma boa prática para o líder poder ajudar o indivíduo a avaliar o seu progresso e fornecer a assistência necessária.
Estratégias de T&D em tecnologia
Um variante é o in company, no qual são os instrutores e professores que vão até a empresa ministrar cursos. O treinamento e desenvolvimento de pessoas é feito pensando os meses e, até, anos futuros, e não o problema imediato. Outro ponto é que, modernamente, o objetivo é se antecipar às necessidades, em vez de agir após o problema se instalar. Também é possível verificar que a escolha dos colaboradores está inserida na estratégia.